Notícias

dsc00616.jpgLANÇAMENTO DA AGENDA 21 LOCAL DE JUVENTUDE EM ANCHIETA

No dia 30 de novembro de 2007, foi realizado na comunidade de Anchieta a 1ª Oficina de Desenvolvimento da Agenda 21 Local de Juventude, chamada de “Tempestade de Idéias”. A oficina contou com a participação de cerca de 30 jovens do Centro Educacional Vianna do Couto – CEVIC.

Os jovens saíram as ruasdsc00604.jpg para a identificação dos problemas que sua juventude enfrentam e traçaram ações e metas a serem alcançadas para a sua sustentabilidade. Uma experiência super bacana e que gerou bons resultados. A atividade foi gravada e exibida no Programa Jovens Soluções do Canal Futura no dia 09 de dezembro de 2007. Os resultados desta oficina estão sendo discutidos por um grupo formado a partir desta oficina e que se comprometeram a trabalhar pela melhoria da juventude de seu bairro. As próximas oficinas estão previstas para março de 2007. Não percam!

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL ÓIKOS NO II ENCONTRO NACIONAL DOS POVOS DAS FLORESTAS

Depois de 20 anos de espera, a Aliança entre os povos das florestas retornam a capital brasileira para discutir questões importantes para as comunidades que habitam as regiões de floresta do Brasil, sobretudo na região norte do país. Não podíamos deixar de estar presente neste encontro que simboliza o marco desta Aliança e juntamente com a Rede Nacional de Juventude – RENAJU marcamos presença neste magnífico encontro. _mg_8510_resize.jpgA importância identificada por nossa juventude à este evento foi o que nos levou a comprometer-se com esta Aliança e juntos buscarmos forças para lutar por nossas florestas e nossos povos. Em reposta ao grande companheiro Chico Mendes e a quem nos confiou o futuro de nosso país, nos organizamos para contribuir com este evento e assim fortalecer esta Aliança, na qual hoje fazemos parte e amanhã, quem sabe, serão nossos filhos e netos, nossa próxima geração. Prestar atenção na última grande floresta do Brasil e o grande pulmão do mundo, cuidar dela, é o nosso desafio. O desafio de nossa juventude. É o nosso compromisso!

 

MOVA – PARTICIPAÇÃO DA ÓIKOS

 

Atualmente o bairro de Acari, vem passando por varias problemáticas socioambientais, na qual não são muito diferentes da nossa realidade ou de toda zona periférica das grandes metrópoles.

Grandes empresas se situam ao longo do rio Acari. Por todo seu percurso, moradores eliminam seus resíduos sólidos (lixo) jogando-os dentro do rio. Conseqüentemente esses dejetos elevam o leito desse membro hídrico, que naturalmente com um maior volume das águas pluviais, transbordam invadindo casas e empresas que se situam próximas às margens, impossibilitando os trabalhadores que residam próximo ao rio de chegar aos seus respectivos empregos e por outro lado acarretando prejuízos as empresas, tanto na falta do trabalhador como na perda de materiais e móveis devido à enchente.

Cansados de tantas perdas, moradores, empresários, escolas e Ongs se uniram para tentar reverter esse quadro socioambiental. Então criaram o MOVA (Movimento por Acari) para tentar “melhorar a qualidade de vida” daquela comunidade com futuras ações de geração de renda, educação ambiental, sustentabilidade e justiça social.

Sendo assim, convidaram o INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL ÓIKOS para fazer parte dessa equipe. Pois a ÓIKOS possue grande experiência com a temática SOCIOAMBIENTAL, tendo protagonizado diversos projetos nessa área, com total êxito, responsabilidade, organização e respeito para / com o nosso meio ambiente.

 

6ª CAS (COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL) -RJ


O projeto Divulgação da 6ª CAS (Coordenadoria de Assistência Social) do município do Rio de Janeiro contribuiu e muito para a nossa instituição. Desde março de 2007, formalizamos importantes parcerias e procuramos buscar através destas, subsídios para a institucionalização do INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL ÓIKOS.
Dentro do projeto muitas informações e conhecimentos foram assimilados, conceitos tais como; estruturação, organização e planejamento das instituições, foram inseridos no nosso cotidiano. Muitas temáticas foram debatidas com extremo senso critico, desenvolvido pelos participantes durante todo o cronograma.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: